Em uma consulta de rotina ginecológica você é avaliada globalmente: seus antecedentes pessoais e familiares, desejo ou não de concepção, queixas e tratamentos quando necessários.
A Ginecologia é a especialidade médica que primordialmente cuida da saúde da mulher em todas as suas fases: desde a primeira menstruação até após a menopausa.
A médica ginecologista atua tanto na prevenção como no tratamento de doenças relacionadas aos órgão genitais femininos (útero, ovários, trompas, colo do útero, vagina, vulva e mamas).
Agora, sabendo dessa atuação entendemos a importância em manter consultas de rotina com sua ginecologista.
A Consulta de Rotina Ginecológica
Mas quais exames eu devo fazer rotineiramente? Para responder a essa questão eu preciso entender sua história, suas queixas e uso de medicações.
Os exames mais comuns a serem solicitados servem para rastreamento de doenças com alta incidência na população. Sendo as mais prevalentes: câncer de mama, câncer de colo de útero, diabetes, disfunções da tireóide, níveis elevados de colesterol e pressão arterial.
Sua história com seus antecedentes e de sua família, além de suas queixas, chamamos de anamnese. No exame físico ginecológico avaliamos as mamas, abdome e região genital (o que pode incluir o exame especular para avaliar vagina e colo do útero). Sempre pensando em proporcionar uma experiência segura e tranquila.
Alguns exames dessa rotina podem ser feitos no mesmo dia
Além da anamnese e exame físico realizados na consulta de rotina ginecológica também é possível realizar a coleta do Papanicolau (ou colpocitologia oncótica como também é conhecido). A partir daí outros exames podem ser solicitados.
Como resultado conseguimos realizar uma medicina humanizada e individualizada. Afinal, se nós somos tão diferentes, porque sermos tratadas sempre iguais?
Ficou alguma dúvida? Fale comigo